Saiba quais são os 30 Países mais Pobres do mundo
Entender o índice de pobreza em alguns países é uma forma de perceber a desigualdade presente hoje no mundo, onde a concentração de grandes riquezas está em posse de uma parcela mínima da sociedade.
Assim, fizemos abaixo uma lista com os países mais pobres do mundo, considerando o PIB percapita dessas nações, ou seja, o Produto Interno Bruto que corresponde a soma do que é produzido considerando bens e serviços dividido pelos membros da população. Confira:
30º: Vanuatu
Com um PIB percapita de 2.850 dólares, aproximadamente 15 mil reais, o Vanuatu ocupa o 25º lugar dessa lista. Esse é um pais da Oceania, tendo se tornando independente recentemente, apenas em 1950, após anos de colonização francesa e britânica.
29º: Gambia
Em seguida há Gambia, país com cerca de 2.760 dólares como seu PIB percapita. Essa é uma nação africana que tem na agricultura sua principal atividade economia, não sendo o suficiente para suprir todas as necessidades locais.
28º: Uganda
Já a Uganda é um outro país africano que faz parte dessa lista, havendo em sua estrutura diversos problemas de ordem econômica e também social, a exemplo dos alarmantes índices mortalidade infantil. Seu PIB percapita é de 2.490 dólares.
27º: Chade
Chade é um país com um PIB percapita baixo, de 2.430 dólares, mas também uma taxa muito pequena de IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. Localizado na África, é um local ainda hoje em exploração, tendo suas reservas de petróleo a cargo dos Estados Unidos.
26º: Benim
Pequeno em extensão e também em taxas econômicas, o PIB percapita do Benim é de 2.410 dólares, valor que reflete inclusive fatores históricos, a exemplo dos processos de colonização e escravização que em grande parte afetaram a região.
25º: Zimbabué
Presente no Sul da África, está o Zimbabué, que possui um PIB percapita de 2.380 dólares. Mesmo sendo uma importante rota para o comércio local, ainda assim não consegue se desenvolver nesse mesmo sentido.
24º: Iémen
Ainda que possua grandes reservas de petróleo, o Iémen também está nessa lista, possuindo cerca de 2.380 dólares como valor do seu PIB percapita. Por lá, grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza, sendo intensamente explorada.
23º: Etiópia
O maior país da África a partir do seu contingente populacional, a Etiópia integra essa lista ao apresentar 2.340 dólares como PIB percapita. Sua economia ocorre principalmente pela Agricultura, mas o intenso histórico de exploração deixou males profundos na nação.
22º: Guiné
Repleto de riquezas naturais, é uma verdadeira estranheza a presença de um PIB percapita de 2.280 dólares em Guiné. Muito disso se deve a interferência estrangeira em sua econômia, se aproveitando da realidade local.
21º: Mali
Se tornando independente apenas em 1960, o Mali, que era colonizado pela França, figura entre os países mais pobres do mundo. Além disso, possui também índices alarmantes de mortalidade infantil e analfabetismo.
20º: Ilhas Salomão
As Ilhas Salomão possui diversas belezas naturais, mas infelizmente uma precária situação econômica. Grande parte da atividade feita no local é a agricultura que ocorre apenas como forma de subsistência para sobrevivência própria.
19º: Ruanda
Explorado tanto pela Alemanha quanto pela Bélgica, hoje Ruanda ainda sofre com o reflexo de uma intensa colonização. Atualmente, é um espaço de diversas disputas, ao mesmo passo em que enfrenta questões como a subnutrição.
18º: Kiribati
Curiosamente, Kiribati é o país menos visitado do mundo, sendo formado mais de 30 ilhas e, para além da pobreza, enfrentando questões ambientais, pois o aumento do nível do mar faz com que essa nação esteja sob constante ameaça.
17º: Afeganistão
Em grande parte controlado pelo Talibã, o Afeganistão enfrenta problemas de ordem política, social e econômica, não recebendo muito apoio externo justamente por conta das disputas ocorridas no país.
16º: Burkina Faso
Com diversos golpes militares fazendo parte da História local, Burkina Faso tem sua economia concentrada na agricultura, contudo a seca interfere diretamente na produção de alimentos, dificultando o acesso aos mesmos.
15º: Guiné-Bissau
Já a Guiné-Bissau passou pela colonização portuguesa durante um longo período de tempo, tendo sido explorado para a escravização e ainda hoje não tendo conseguido se reerguer desse contexto, sofrendo com as mazelas deixadas nesse sentido.
14º: Haiti
Sendo hoje o país mais pobre da América, o Haiti sofreu com muitos golpes e ditaduras, escancarando assim diversas desigualdades sociais, o que é visto em questões sociais como a subnutrição enfrenta pela sua população, que em grande parte deseja imigrar.
13º: Togo
Em um contexto de colonização e divisões, o cenário visto hoje em Togo revela a dificuldade de crescimento econômico, sobretudo a partir de uma independência oficializada há menos de 100 anos em um cenário já desanimador de desamparo social.
12º: Eritreia
Com chuvas irregulares e intensos períodos de seca, a economia de Eritreia, que é voltada para a agricultura, passa por grandes crises. Além disso, podemos citar as guerras como um fator dificultador para a realidade vista.
11º: Comores
Comores é uma ilha africana que não possui fronteiras terrestres, tendo ainda um índice preocupante de mortalidade infantil e analfabetismo, sem que receba grande apoio externo, o que faz com que muitas pessoas por lá vivam abaixo da linha da pobreza.
10º: Madagascar
Madagascar figura como a quarta maior ilha do mundo, mas ainda assim grande parte da população habita espaços rurais onde costumam desenvolver a agricultura, em grande parte voltada para a exportação.
9º: Serra Leoa
Ainda que Serra Leoa seja o principal produtor de diamantes no mundo, está também entre os países mais pobre, o que se deve a exploração estrangeira. Assim, há pouco suporte a população, que nem mesmo conta com acesso a saúde de forma digna.
8º: República do Sudão do Sul
Fundado oficialmente apenas em 2011 após a independência do Sudão, a República do Sudão do Sul é um país jovem e carente economicamente, bem como em suporte social, apresentando muitas famílias vivendo abaixo da linha da p0breza.
7º: Liberia
Formada por ex-escravos vindo dos Estados Unidos, a Liberia, ao contrário de grande parte dos países africanos, não foi colonizada por europeus, Contudo, ainda assim sofreu períodos de exploração, além de problemas enraizados como a pobreza, fruto também do desemprego.
6º: Moçambique
Anteriormente colonizado pelos portugueses, o território de Moçambique fica no continente africano. Com muitas riquezas naturais como reservas de petróleo, passa por dificuldades no acesso a itens básicos como a alimentação, necessitando de ajuda estrangeira nesse sentido.
5º: Niger
Diretamente afetado pelo processo de desertificação, a economia do Niger, voltada principalmente para a agricultura, tem sido diretamente afetada. Outro ponto que surge como consequência do anterior é a subnutrição.
4º: Malawi
Já na África meridional, está o Malawi, país que tem uma população concentrada no meio rural, bem como suas atividades econômicas que são em sua maioria voltadas para subsistência por conta do desemprego.
3º: República Democrática do Congo
Diante do aumento da violência e a perpetuação da pobreza, tem crescido cada vez mais o número de pessoas que buscam sair do Congo, país que possui apenas 1.200 dólares como seu PIB percapito.
2º: Burundi
Também na África está o Burundi, país que já foi fragmentado e demonstra muita da desigualdade presencial no mundo, havendo falta de poder de compra a alguns enquanto pequena parte da população vive de modo muito confortável.
1º: República Centro Africana
Já o país mais pobre do mundo com base no PIB percapita é a Républica Centro Africana, que tem esse valor correspondente a 712 dólares, ou seja, menos de 4 mil reais. Com poucas indústrias e uma produção de alimentos inferior a demanda nacional, os índices gerais são assustados, estando também entre os piores países como no Desenvolvimento Humano.