Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Goodwill: O que é e como Entender na prática?

Em uma transação de compra e venda, muitos detalhes são envolvidos, e ainda mais quando essa negociação se refere a uma empresa. É nesse sentido que surge o termo Goodwill, entenda melhor sobre ele logo abaixo:

O que é Goodwill?

Denomina-se Goodwill a quantidade que um determinado empreendedor recebe a mais pela venda da sua empresa, considerando o valor base de mercado para essa negociação. Ou seja, se o valor de mercado é 1 milhão e ela é vendida 1 milhão e 200 mil reais, têm-se 200 mil reais como Good Will.

Assim, esse termo se caracteriza como a diferença do valor pago após se considerar aquilo que seria estipulado pelo mercado mas, apesar de parecer estranho em primeiro momento, há razões econômicas que envolvem a transação.

Razão do Goodwill

O Goodwill é colocado em prática em decorrência da implicação de outros fatores no processo de compra e venda de uma empresa, já que com ela há bens imateriais que, apesar de muito importantes, não são levados em conta para a estimativa de mercado.

Ou seja, para além do lucro já apresentado, deve se considerar também a possibilidade de crescimento pelo que o empreendimento oferece, seja pela presença de um diferencial ou pela popularidade que tem alcançado em determinado nicho aliado ao seu público alvo. Diante disso, os ativos intangíveis também apresentam relevância.

Como calcular o Goodwill

Mas é claro que não se chega a esse valor de modo indiscriminado, sendo necessário um cálculo para chegar em um valor justo e interessante para ambas as partes envolvidas no processo. Nesse sentido, há uma fórmula que pode ser seguida de modo geral.

Para isso, deve ter em mente os valores dos ativos e passivos, com uma estimativa dos mesmos. Assim, o valor pago deverá incluir a soma desses critérios com o valor estabelecido de mercado, podendo passa por fases de avaliação anteriormente até a chegada em um resultado final.

Exemplos do que pode ser considerado para o Goodwill

  • Capacidade de crescimento;
  • Público fidelizado;
  • Marca reconhecida;
  • Conhecimento aliado a organização da empresa.
2022.04.26