O que é Livro caixa: Como fazer e +
A organização é um aspecto fundamental para o sucesso empresarial. Diante disso surgem suportes como o Livro caixa, utilizado principalmente para o ordenamento de registros contábeis. Abaixo, siga entendendo melhor sobre, além de conferir como colocar a ideia em prática.
O que é Livro caixa?
O Livro caixa consiste, basicamente, em um meio de organização da contabilidade de determinada empresa. Ou seja, a partir dele é possível registrar e controlar entradas e saídas financeiras, aspecto fundamental para entender o fluxo financeiro do negócio.
Além disso, a partir do uso do Livro caixa é também possível evitar problemas nas finanças, visto que em caso de dúvidas basta consultar o documento e solucionar a questão de forma ágil, visto que tudo está, literalmente, sob controle.
Veja Também: O que é Budget?
Como fazer o Livro caixa?
Antes de tudo, é preciso estipular os tópicos aos quais deve se atentar para fazer o Livro caixa, visto que cada mínimo detalhe importa nesse sentido e faz parte da organização desejada para tal documento.
Nesse sentido, como já mencionamos, é preciso considerar tanto as entradas quanto as saídas de dinheiro. Mas para além disso, não esqueça de incluir dados individuais ligados a cada uma delas, como data, saldo e também histórico, onde a razão de saídas pode ser melhor especificada, por exemplo.
É interessante também que faça divisões entre créditos e débitos, para que caso necessário saiba exatamente onde procurar pelo dado que deseja. Uma dica é realizar todos os passos conforme os eventos acontecem, para que a passagem do tempo não acabe por te fazer esquecer de algo.
Quem precisa fazer o Livro caixa?
Não existe de fato uma obrigatoriedade para a execução do Livro caixa, mas como as empresas que possuem uma receita bruta anual igual ou maior a 4,8 milhões de reais precisam fazer uma declaração mais específica de fluxo financeiro, essa organização certamente pode ajudar.
Mas é claro, empresas de pequeno e médio porte também podem realizar o mesmo, pois de modo geral ele ajuda no desenvolvimento financeiro da empresa a partir do acompanhamento regular de seus avanços.