Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Matrícula CEI: O que é e Como fazer?

Matricula CEI é um processo realizado de modo relacionado a Receita Federal, sendo fundamental para muitos trabalhadores. Abaixo, entenda melhor sobre o seu significado e outras informações importantes acerca do assunto:

O que é Matrícula CEI?

Matrícula CEI corresponde a um documento voltado para o trabalhador, onde o mesmo passa a ter o registro necessário diante da sua função exercida, o que posteriormente será também fundamental para cálculos tributários de valores a serem pagos.

Assim, será oficialmente um contribuinte para com o governo, passando a ter deveres e benefícios diante dele, desde que exerca a devida contribuição estipulada pela Receita Federal, ação que se mostra muito importante.

CEI corresponde a Cadastro Específico do INSS, havendo ainda outros detalhes a serem ditos sobre:

Como fazer a Matrícula CEI?

No site da Receita Federal, há uma ramificação para acessar a CEI Web, onde realizará o cadastro. Considerando que será o seu primeiro, deve clicar em “Clique aqui para cadastrar uma senha”, onde poderá fazer seu login.

Vai precisar apenas a responder algumas questões, como se é pessoa física ou jurídica, por exemplo. Precisará também incluir dados pessoais e documentais, logo após isso poderá apenas concluir o cadastro normalmente, de forma bem intuitiva.

Como consultar a Matrícula CEI?

A consulta pode ser feita online por meio do acesso ao site do Dataprev, onde deverá fazer o login para acesso. Como será seu primeiro contato com o site, deve inserir seu CPF e cadastrar uma acessa para criação de conta.

Feito isso, terá disponível digitalmente todos os dados da plataforma, fazendo consultas sempre que necessário e podendo analisar a sua numeração CEI e também de cadastro, ambos facilmente encontrados no site.

2022.04.12