Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

O que é Duplicata?

Muito comum diante de relações comerciais, a Duplicata se caracteriza como sendo um título de crédito que dá uma maior garantia a relação de compra e venda, sendo importante contar com a mesma nesse sentido.

Mas é claro, para além disso, há maiores detalhes que devem ser compreendidos acerca do tema, e para te ajudar com isso organizamos esses dados logo abaixo de forma simplificada, confira:

O que é Duplicata?

Por meio da Duplicata, que como você já sabe se trata de um título de crédito, é formalmente estabelecida ao comprador a obrigação de pagamento por determinada compra, garantindo o repasse de valores acordados no prazo concebido para tal ação.

Nesse caso, é obrigação do credor confeccionar o termo e entregá-lo ao devedor no período máximo de 30 dias corridos, funcionando como uma ordem de pagamento de fatura única.

Veja Também: O que é Adimplência?

O uso de Duplicata é obrigatório?

Usar a Duplicata é algo opcional, mas que pode te dar uma maior garantia de pagamento enquanto credor quando as negociações demandam pagamentos e prazos mais específicos.

Contudo, um detalhe que colabora para o termo estar sendo cada vez menos utilizado é a presença de muitos outros meios de pagamento que garantem igual ou maior segurança de forma mais simples, a exemplo dos cartões de crédito, que por vezes podem apresentar taxações reduzidas.

Tipos de Duplicata

Vale ainda frisar que a Duplicata se divide em dois modelos, vou te explicar melhor sobre eles e poderá perceber o quanto é simples.

O primeiro tipo é a Duplicata mercantil, utilizada diante de relações de venda de mercadorias, onde itens propriamente ditos são repassados para outra pessoa mediante o compromisso de pagamento.

Já o outro tipo se refere a Duplicata de prestação de serviços, quando não compra e venda de um item específico, mas sim a contratação de determinado serviço a ser prestado.

Em: Négocios,
2022.12.21