Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Mercado de Capitais: Do que se trata e Como funciona?

Entender o Mercado de capitais é fundamental tanto para empresas quanto para pessoas comuns, já que esses dois grupos passam a se relacionar nesse sentido. Abaixo, entenda melhor sobre e compreenda também os pontos positivos:

O que é Mercado de capitais?

Quando falamos em Mercado de capitais, estamos automaticamente nos referindo a uma importante estrutura financeira que se responsabiliza por intermediar a possível relação entre instituições poupadoras e tomadas, o que em grande parte contribui para a movimentação da economia.

Isso acontece porque passam a se relacionar instituições que possuem dinheiro e estão dispostas a investi-lo com quem buscam o incentivo financeiro com a promessa de valorizar esse bem, rentabilizando o mesmo de forma interessante.

Como funciona o Mercado de capitais?

Para que o Mercado de capitais possa rodar, os ativos são pautas constantes do meio, se dividindo entre aqueles caracterizados como ativos de renda fixa, onde se tem certo controle sobre o ganho a ser tido, e variável onde essa expectativa não pode ser tão facilmente materializada.

Assim, há a canalização de recursos pensados em rentabilizar investimentos ao mesmo tempo em que oferece as empresas o suporte financeiro necessário, o que costuma acontece diante da necessidade de ampliação do mesmo, por exemplo.

Vantagens do Mercado de capitais

Esse conceito se mostra muito positivo em sentido prático, pois estabelece uma relação mais próxima entre empresas e pessoas, já que para além da ligação entre elas no mercado consumidor, isso também se mostra necessário no mercado investir, como já pudemos compreender.

Podemos citar ainda que essa prática contribui para o desenvolvimento da economia brasileira, além de alavancar rendimentos, tornar mais diversa a carteira de investimentos e ainda fomentar a ampliação de negócios, gerando renda a diversas pessoas nesse processo.

Em: Négocios,
2022.07.08