Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

O que é Bear market? Entenda sua Influência nos Investimentos

Bear Market é uma expressão em inglês que significa Mercado do Urso em português, mas muito além dessa tradução literal, é importante que possamos entender o seu sentido na prática e claro, sua influência nos investimentos. Confira:

O que é Bear market?

O termo Bear Market (Mercado do Urso) se explica por conta da forma de ataque dos ursos, que ocorre de baixo para cima. Assim, é uma associação com as quedas ocorridas pelo mercado de ações, que tende a seguir o mesmo sentido.

Assim, utilizamos Bear Market para nos referir a um período de queda em determinado ativo, o que geralmente ocorre por conta da desmotivação de investidores com relação a ele, fazendo com que haja uma oferta maior que a demanda correspondente.

Veja Também: O que é Oligopsônio?

Com o Bear market funciona na prática?

Em sentido prático, a tendência pessimista do mercado interfere diretamente na relação dos investidores, que logo desejam vender os seus ativos para que não contem com os prejuízos representados por essa possível queda.

Portanto, esse é um período de intensas incertezas, que pode durar desde meses até anos e demonstra ser ainda um reflexo do atual cenário geral. Inclusive, dentre os principais fatores que podem contribuir com a ocorrência desse evento, estão:

  • Acumulo de dívidas;
  • Crises econômicas;
  • Subida no índice de juros;
  • Diminuição do PIB.

Estratégia de investimentos

Para evitar que situações como essa possam te afetar de modo muito presente, o ideal é diversificar sua carteira de investimentos, tendo em vista que uma grande concentração de valores em um único ativo, faz com que ele apresente ainda mais riscos.

Nesse sentido, a nossa dica é que passe a investir em renda fixa, ao menos até que possua uma reserva de emergência saudável. Isso porque sua ligação com a Taxa Selic é positiva, tendendo a se manter alta mesmo diante do Bear Market.

Outro ponto é que o Bear Market pode ser favorável para quem acompanha as tendências do mercado e as estuda regularmente, considerando que um período de queda pode originar um Bull Market, período de altas muito interessantes.

Em: Négocios,
2022.12.07