Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Oligopsônio: Entenda o Funcionamento dessa Estrutura de mercado

Apesar do nome complicado, não é tão díficil assim compreender o Oligopsônio, uma estrutura de mercado que possui características bem singulares de influência a economia. Abaixo, conheça e entenda melhor sobre:

O que é Oligopsônio?

A partir da tradução dos termos de origem grega, percebemos que oligo se refere a “pouco”, enquanto psonio representa “comprar”. Ou seja, essa estrutura está justamente ligada a um campo de mercado que conta com poucos compradores envolvidos no processo de venda, seja ele de serviços ou produtos.

Esse tipo de competição envolve determinados riscos mas pode atrair investidores que confiam na possibilidade de crescimento do mercado. Além disso, o modelo em questão é muito favorável para compradores, que podem passar a investir em áreas interligadas a aquelas que não possuem tantos compradores.

Veja Também Monopólio econômico

O Oligopsônio na prática

Em sentido prático, a demanda tende a ser ajustada nesses mercados, inclusive para criar condições mais favoráveis aos compradores, garantindo até mesmo valores mais baixos em alguns casos, já que a busca por fidelizar clientes nesse meio é constante.

Assim, existe até mesmo certa rivalidade entre os compradores, isso porque as empresas que se beneficiam do Oligopsônio entendem que a entrada de concorrentes pode interferir negativamente nas condições para compras, diminuindo valores de lucro, por exemplo.

Veja Também Mercado de Capitais

Características do Oligopsônio

O funcionamento do Oligopsônio tem como característica singular a forte influência dos compradores no mercado, que passam a gerenciar o mesmo com certa autonomia, buscando ofertas constantes e até mesmo controlando a entrada de outros possíveis compradores no meio.

Assim, o modelo em questão se mostra desfavorável aos vendedores que acabam não tendo tantas possibilidades de crescimento ou inovação, precisando atender as demandas do seu mercado e por muitos momentos tendo uma baixa margem de lucro para oferecer valores mais interessantes.

Portanto, esse é um bom exemplo de como a concorrência é importante para o funcionamento da economia, o que pode ser visto nesse caso entre os próprios compradores.

Em: Négocios,
2022.10.08