Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Mercado monetário: Como funciona?

Entender o Mercado é fundamental para entender melhor sobre a Economia e as diversas possibilidades que temos com ela. Por isso, logo abaixo te explicamos tudo sobre o Mercado monetário para que não restem dúvidas, olha só:

O que é Mercado monetário?

Com certeza você já ouviu falar sobre o Mercado financeiro, e o Mercado monetário se trata de uma de suas especificações. De modo geral, ele é aquele ao qual recorremos diante do desejo de realizar investimentos de curto prazo, privilegiando assim uma maior liquidez, uma vez que a duração não passa de um ano.

Entre as possibilidades de títulos ofertados nesse sentido, podemos citar Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é emitido por um banco diante do interesse em obter aporte financeiro para ampliar a liquidez. Mas ainda nesse meio é possível negociar até mesmo títulos do tesouro, por exemplo.

Como funciona o Mercado monetário?

O Mercado monetário é hoje um dos principais pontos que ajudam a estabilizar a economia, uma vez que a venda de títulos faz com que a moeda seja retirada do mercado, o que diminui a liquidez por consequência.

Assim, é possível o utilizar para fazer investimentos que podem durar até mesmo poucos dias, contando com uma liquidez muito interessante como forma de incentivo, já que em curto prazo é possível se obter a garantia de uma excelente liquidez na operação em questão.

Diferença entre Mercado monetário e Mercado de capitais

Uma dúvida muito comum diante do tema é entender quais as suas diferenças em comparação ao Mercado de capitais. E o ponto essencial para essa compreensão é a questão do prazo, já que enquanto o Mercado monetário é voltado para operações de curto prazo, o Mercado de capitais foca naquelas de médio e longo prazo.

É claro que isso passa a interferir também em outros quesitos, uma vez que o Mercado monetário segue apresentando uma alta liquidez, sobretudo em comparação ao Mercado de capitais que apresenta essa liquidez mais baixa.

Em: Négocios,
2022.09.08