Lucros cessantes: O que é e como Calcular?

Lucros cessantes se referem a uma situação indeseja para todos os empreendedores, sendo um momento de estagnação nos lucros, causando preocupação. Para te ajudar a entender melhor, confira detalhes acerca do assunto:

O que são lucros cessantes?

Lucros cessantes são, basicamente, os prejuízos apresentados por uma empresa ao longo do período que ela é obrigada a parar de funcionar, o que pode acontecer pelos mais diversos motivos como parada de máquinas necessárias, por exemplo.

É justamente o momento em que algo não esperado tem grande impacto no valor rentável do négocio por tempo indeterminada, causando dor de cabeça em muitos empresários. Mas ainda existem outras informações importante sobre.

Como funciona a indenização por lucros cessantes?

Caso haja um culpado para esse prejuízo, ele pode ter que pagar uma indenização a empresa. Isso pode acontecer tanto por funcionários que ocasionaram algum dano ou até mesmo a terceiros que não cumpriram prazos, dentre outras possibilidades.

De toda maneira, sem que hajam acordos em fase incial, será preciso contatar o meio legal. Para isso, reuna o máximo de provas que puder, organizando os dias de prejuízo a serem contabilizados e o valor que deixou de ser ganho nesse período.

É muito próvavel que haja vitória na ação, mas é preciso ter em mente que é um processo demorado caso não haja o desejo de acordo por ambas as partes.

Como calcular lucros cessantes?

Tendo em mãos a média de valor ganho por dia na empresa e o tempo de estagnação das atividades, já é possível calcular os lucros cessantes. Eles envolvem uma conta simples onde o lucro diário deve ser multiplicado pela quantidade de dias sem recebimentos.

Um detalhe importante é que deve subtrair desses cálculos os gastos tidos com operações, já que elas não funcionaram no período. Por exemplo, se um freelancer é utilizado para determinada função e não a fez, o valor pago a ele não deve ser considerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.