Sociedade limitada: O que é e Quais suas Vantagens?

No meio empresarial, diversos termos passam a ser conhecidos. Um desses casos é a Sociedade limitada, aspecto que pode ser interessante para empresas que estão começando a surgir, entenda melhor sobre o termo e sua aplicação na prática:

O que é Sociedade limitada?

A Sociedade limitada é um termo com o qual deve se deparar no processo de abertura de uma empresa, uma vez que se refere a uma forma específica de pessoa jurídica, onde se torna possível realizar a separação dos bens ligados a pessoa jurídica e física.

Essa separação, em sentido prático, aparece de forma muito interessante. Isso porque é uma maneira de garantir maior segurança ao investir que pode separar apenas uma parte do seu patrimônio para investir no novo negócio sem riscos de que outra parte, destacada como bens pessoais, possa se perder ao longo do processo empresarial.

Como funciona a Sociedade limitada?

A Sociedade limitada, também expressa pela sigla LTDA, funciona como um modelo a ser especificado entre sócios enquanto um novo negócio é aberto, por meio da inserção de especificações a serem feitas no Contrato social da empresa.

Na prática, é possível ainda aderir a uma SLU, sigla para Sociedade limitada unipessoal, se referindo assim individualmente a um dos sócios. Apesar de não ser preciso um consenso acerca desse ponto, é essencial que haja concordância sobre outros aspectos relacionados, como a participação de cada sócio em ganhos e dívidas, mesmo que apenas enquanto pessoa jurídica.

Vantagens da Sociedade limitada

Para entender se esse é o melhor modelo no seu caso, te falaremos também sobre algumas de suas vantagens. Dentre elas, estão a simplicidade de regular uma empresa como Sociedade limitada, inserção no Simples nacional para recolhimento de impostos de modo simplificado e também a possibilidade de alteração no quadro de sócios.

Além disso, dentre seus maiores benefícios, está a falta de exigência por um capital mínimo, o que a principio não demanda tanto investimento. Essa é uma boa sugestão para quem está começando e não deseja se arriscar tanto no novo negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.