O que é NIRE? Saiba como Fazer!
O NIRE é essencial no meio do empreendedorismo, já que uma empresa não pode surgir formalmente e de acordo com os direcionamentos legais sem que tenha a presença do mesmo. Abaixo, entenda melhor sobre seu significado e uso:
O que é NIRE?
NIRE é uma sigla referente a Número de Identificação do Registro de Empresas e, diante disso, já podemos entender muita da sua importância diante do meio empresarial que para ser formalizado demanda diversos termos e documentações desde o seu principio, sendo o NIRE uma das primeiras questões nas quais pensar nesse sentido.
Tal numeração é constituída por 11 dígitos, constituído com base na UF, Unidade de Federação onde está sendo cadastrado, o tipo de empresa a ser aberta e finalizado com um código verificador único, para formalizar o NIRE de modo individual, garantindo também segurança ao mesmo.
Para que serve o NIRE?
Em sentido prático, é possível dizer que o NIRE funciona como uma espécie de certidão de nascimento para determinada empresa, sendo um dos principais meios de formalizar sua existência dentre as empresas que seguem a área de prestação de serviços e comércios, por exemplo.
Para se ter ideia acerca de sua essencialidade, não é possível nem mesmo ter acesso ao cadastramento para CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, sem que o NIRE seja recorrido anteriormente. Automaticamente, ele também é indispensável para que a empresa seja inscrita no Estado, por meio da Secretária da Fazenda que fornece a liberação necessária para exercer vendas.
Como adquirir o NIRE?
O processo para obter o NIRE envolve diretamente a Junta comercial, onde deve se levar uma sequência de documentos necessários para essa regularição e, então, esperar até que sejam devidamente aprovados e possa consultar esse Número de Identificação do Registro de Empresas, fundamental em diversos sentidos, conforme visto.
Os documentos dos quais vai precisar, são:
- Ficha de Cadastro nacional já preenchida;
- Requerimento da própria Junta comercial, também já preenchido;
- Contrato social;
- Documento de proprietário e sócios, representado por meio de cópia autenticada do RG;
- Comprovante de pagamento das devidas taxas.