Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Toyotismo: O que é e Quais são suas Características?

Estudar os avanços da economia através do tempo nos permitem entender os diferentes focos que a sociedade possuia de acordo com a passagem do tempo. Sabendo disso, hoje te explicamos sobre o Toyotismo e suas principais características, confira:

O que é Toyotismo?

Chamamos de Toyotismo um importante sistema de produção que marcou a História da economia a partir da Segunda Guerra Mundial, quando os avanços já se mostravam constante, bem como a demanda por inovações nesse sentido.

Esse modelo, voltado especificamente para a indústria, surgiu por volta de 1970 e leva esse nome por ter sido iniciado nas fábricas da Toyota, no Japão. Ele surge logo após o fordismo e diante disso, apresenta características que fizeram com que se popularizasse por muitos lugares.

Características do Toyotismo:

O principal diferencial do Toyotismo foi a adoção do conceito just in time que significa “na hora certa” e representa fluidez da produção, uma vez que ela já não era mais baseada em grandes estoques, mas sim em um ritmo econômico mais acelerado.

Com isso, passou a ser lido também como um sistema adaptável, entendendo demandas e assim, ajustando a oferta conforme a necessidade. Além disso, nesse mesmo momento surge a terceirização para que nem todas as etapas necessárias fossem realizadas nas fábricas, mas sim repassadas a outras pessoas, dando a indústria um melhor aproveitamento do seu próprio espaço.

Outros pontos importantes são os avanços tecnológicos e a capacidade de que eles fossem adaptados a novas funções de acordo com a necessidade, o mesmo já acontecia com os trabalhadores que entendiam de outras áreas e poderiam ser migrados para elas.

Pontos positivos do Toyotismo:

Com base no Toyotismo, podemos ver um melhor aproveitando da produção, já que entender o nosso público é a melhor maneira de estudar a forma de produção, já que as demandas estão em constante mudança e manter grandes estoques pode representar prejuízo em alguns casos.

Buscar profissionais externos a indústria também diminuiu custos tanto com a mão de obra quanto com maquinário e estrutura geral de trabalho. Isso contribuiu para melhores resultados financeiros, se tornando possível investir em inovações constantes.

Pontos negativos do Toyotismo:

Contudo, há também pontos negativos no modelo. Enquanto ele era implementado, os níveis de desemprego se tornaram alarmantes e o trabalho informal se popularizou, fazendo com que a econômia enfrentasse dificuldades por escassez de dinheiro por parte do povo.

Outro fator é que não manter estoques fez com que a dependência de matéria prima importada se tornasse ainda maior, já que ela era requerida quando já era necessário e qualquer erro no processo poderia gerar grandes problemas.

2022.08.22