Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

Moeda mais Barata do mundo: Conheça as menos valorizadas

A valorização ou desvalorização de uma determinada moeda influencia em diversos sentidos para a economia mundial, então é interessante que estejamos atentos a essas oscilações. Mas, afinal, qual a Moeda mais Barata do mundo? Abaixo separamos as mais desvalorizadas delas, confira:

Lira turca

Utilizada oficialmente na Turquia desde o ano de 1844, a Lira Turca passou por um processo de desvalorização desde a Primeira Guerra mundial. Mais recentemente, desde 2011, isso passou a acontecer com uma intensidade ainda maior, fazendo com que esteja hoje entre as moedas mais desvalorizadas do mundo.

Rial iraniano

Já o Rial iraniano passou a ser desvalorizado em razão da Revolução islâmica. Assim, desde o ano de 1979 muitas mudanças econômicas afetaram a moeda, o que teve consequências diretas para os próprios iranianos que teve o acesso a ela limitado pelos próprios governantes.

Tomando esse momento como base e fazendo uma análise até os dias atuais, sua desvalorização já ultrapassou a taxa de 400%.

Leone de Serra Leoa

O contexto histórico e social de Serra Leoa já justifica grande parte das razões para que sua moeda esteja entre as mais baratas, uma vez que o país enfrenta sérias questões em sua infraestrutura, havendo uma intensa desigualdade entre a população.

Rupia Indonésia

Apesar de ultimamente a Indonésia estar realizando algumas iniciativas voltadas ao fortalecimento da sua economia, a mudança ainda tem se dado a passos largos. Sinal disso foi a criação de cédulas de valores ainda mais altos a partir de 2016, evidenciando sua desvalorização ao passar do tempo.

Dong vietnamita

Após anos de economia centralizada, tem sido um caminho delicado a transição para uma economia de mercado por parte do Vietnã. Isso colabora para que siga estando entre os países mais pobres do mundo,  o que tem ligação direta com o valor da sua moeda no mercado externo.

Som Uzbeque

Essa é uma moeda um tanto quanto recente, visto que foi instituída já no ano de 1994. É certo que esse não foi tempo o suficiente para sua consolidação, além de que o histórico financeiro do  Uzbequistão não é dos melhores, tendo pouca expressividade internacional.

Franco Da Guiné

Em Guiné-Bissau uma grande parte da população é vítima da pobreza extrema. Isso, em conjunto com outros fatores como a inflação, faz com que a economia do país não ande bem e vá sendo cada vez mais desvalorizada.

A essa altura, vale a pena refletir sobre como um dos países com maiores riquezas minerais pode estar entre os mais podres, ressaltando o caráter de exploração que o assola.

Kip laosiano

O Kip Laosiano é a moeda oficial do Laos e ao contrário de outras já citadas aqui, ela não sofre com grandes índices de desvalorização, uma vez que desde o seu surgimento ela contou com uma taxa bastante baixa.

Há ainda uma esperança de que ela melhore nos próximos anos por conta da influência que a China tem tido no país.

Em: Négocios,
2023.12.07